Inovações: Rede Social junta a galera pra COMEmorar - Eat With Me

, by Unknown



          A idéia é simples: reunir a galera para que ninguém coma sozinho. Como a própria rede já diz, "oferecemos novas maneiras de conectar pessoas ao dividir a comida e se alimentarem juntas", e, através da idéia de que é mais gostoso fazer suas refeições em grupo, o site resgata a origem da palavra COMER [do Latim comedere = se alimentar na companhia de outra pessoa].
          Com o Eat With Me fica bem mais simples organizar desde um despretensioso convescote [!!!] ou uma saída pra beber algo, até um tour gastronômico - e as novidades e invenções dos participantes não param de surpreender. 
          Além de convidar os amigos para seu evento - e nisso o site também te ajuda - essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas na sua região e que têm os mesmos gostos que o seu. Então se você é novo na cidade, quer aumentar seu círculo de amizades ou tá só querendo uma desculpa pra encher a pança; esse é o seu lugar!!!

"OMG!!! E o que eu tenho que fazer para participar dessa rede tão maravilhosa?"

A gente explica para você!
  • Primeiro crie sua conta
É bem simples e rápido, clicando em Sign Up o cadastro é concluído em poucos passos. Depois, se for da sua preferência, ainda é possível personalizar o perfil com mais informações pessoais específicas da culinária como: interesses culinários, prato favorito, dieta e experiência na cozinha — que no meu caso foi "sei ferver um ovo".
  • Agora, crie um evento
Tudo realmente começa quando você clica em "create your event" no topo da página. É preciso colocar um nome, data e local para o evento ser criado, mas você pode personalizar e deixar mais a sua cara adicionando uma foto do evento ou local (é possível colocar mais, depois de criado), uma descrição, o valor de entrada, bem como quantidade máxima de convidados e ainda colocar o que as pessoas têm de levar ou não.

Vejam aqui o evento que criei como teste. Para ver mais detalhes é necessário ter cadastro no site ou se você já é cadastrado, comente aqui com seu nome de usuário para que sejamos amigos e eu te convide para o almoço! =)


         Voilá! Agora é só pôr a mesa e esperar todo mundo chegar!

No final das contas a rede se mostra bem útil com opções bem mais interessantes que o próprio Instagram — que muita gente já interpreta a rede como "poste aqui seu almoço".

Prós: criar vários eventos, adicionar fotos depois, convidar pessoas, ter um perfil relacionado ao assunto permitindo socializar com quem tem os mesmos interesses. Em outras palavras, ter uma rede específica para postar seu lanche ou refeição é bem mais agradável. =)

Contras: a página é em inglês, não que isso seja um grande problema, pois a página é bem intuitiva; ainda está na sua segunda fase Beta, então ainda tem poucas coisas a melhorar; e o site não é muito conhecido, então não espere encontrar muitos amigos lá — mas isso você resolve compartilhando esse post!

Share Food. Be Inspired. Eat With Me.

0 comentários:

Postar um comentário

Sustentabilidade: Detergente Ecológico + DIY - Faça você mesmo

, by E.Appel


          Preocupação com o meio ambiente e com o bolso! Uma ótima maneira de inaugurar essa categoria no nosso blog. Com uma receita simples e rápida você contribui com o meio ambiente diminuindo o consumo de água na produção e o descarte de embalagens plásticas, além de fazer uma boa economia no fim do mês.
          Um detergente ecológico, feito com ingredientes que você encontra em casa e assim minimiza os danos dos nossos resíduos domésticos na natureza.
          Esse detergente é biodegradável porque se decompõe mais facilmente através da ação das bactérias presentes na água dos rios, deixando como resíduo o gás carbônico, que por sua vez volta pra natureza e é consumido pelas plantas.
Só para entender melhor: 
(Quem não entende chongas de química e cadeia carbônica, ou não tá com tempo para todo esse papo técnico pula logo para a receita)
          As cadeias de hidrocarbonetos que compõem os sabões podem ser ramificadas ou não [vide imagem à direita]. A cadeia linerar [não ramificada] é uma composição mais fácil de ser biodegradada por esses microorganismos presentes nos rios, através da ação de suas enzimas degradantes, já os detergentes não-biodegradáveis que possuem a cadeia ramificada, não sofrem ação dessas enzimas se acumulando nas águas dos rios e formando uma espuma esbranquiçada na superfície dos leitos, essa espuma impede a oxigenação das águas, retira a proteção oleosa das penas das aves impedindo que elas flutuem e compromete a vida nesses ecosistemas.

INGREDIENTES:
- 1 sabão de coco em barra
- suco de 2 limões
- 80ml de amoníaco líquido (encontrado em farmácias) CUIDADO COM ESTE PRODUTO
- 1 litro de água (para derreter o sabão)
- balde plástico com capacidade para mais de 5 litros
- 4 litros de água (para diluir o detergente)
- garrafas plásticas (pet) usadas

MODO DE PREPARO:
Pique o sabão de coco em pedaços pequenos e coloque em um panela não-metálica (vidro ou esmaltada) com a água, leve ao fogo e mexa com uma espátula de silicone ou colher de pau até derreter.
Retire do fogo e coloque a mistura dentro do balde com o restante da água, junte o suco dos limões e mexa bem.
Com cuidado para evitar inalar os vapores do amoníaco adicione-o à mistura e misture bem.
Seu detergente está pronto!

Use as garrafas PET para armazenar seu detergente, e para o uso no dia-a-dia você pode usar uma garrafinha de água ou um squeeze. 
Esse detergente depois de um tempo guardado vai perdendo a capacidade de fazer espuma, mas continua com a mesma eficiência.

0 comentários:

Postar um comentário

16.10 Dia Mundial da Alimentação

, by E.Appel


Hoje, assim como todo dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Alimentação. A data foi instituída em 1981 para lembrar e conscientizar a opinião pública sobre a situação de insegurança alimentar que no mundo todo atinge cerca de 870 milhões de pessoas. Isso significa que quase 1/7 da população mundial não têm acesso à alimentação de qualidade ou vive em situação de desnutrição.

É engraçado que essa data aconteça poucos dias após o Dia Mundial de Combate à Obesidade, que não deixa de ser uma causa importante, mas o fato evidencia o extremismo de dois grandes problemas humanos: a desnutrição e a obesidade.
No Brasil, nos últimos três anos, a taxa de desnutrição diminuiu em 13%, caindo de 15, para 13 milhões de pessoas. Isso é resultado de políticas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero, que combinados com o crescimento do PIB e o aumento da produção agrícola, têm servido de exemplo para o mundo.
          
Produção Agrícola. É esse justamente o tema da campanha deste ano: 

Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo 
De acordo com uma mensagem do Papa Bento XVI, enviada a FAO [Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação] as cooperativas agrícolas são "uma visão alternativa aos modelos econômicos que parecem ter como único objetivo o lucro". 
Através do crescimento da produção agrícola, pode ser alcançada a redução da fome e subnutrição em países pobres. 
Isso quer dizer que capacitar moradores de pequenas aldeias e vilarejos para que juntos possam instituir uma cooperativa agrícola, além de reduzir significativamente os custos da produção de alimentos, torna-se-á uma resposta mais eficaz ao combate da pobreza extrema e da fome, gerando empregos e renda para as pequenas comunidades.
 Além disso, a ONU afirma que a união de pequenos agricultores já existentes também é importante para produzir efeitos na redução da fome, uma vez que juntos eles podem diminuir o custeio de produção através de compras em grupo, e garantir melhores preços de venda nos mercados. Membros de cooperativas que geralmente tornam-se os representantes do grupo, tendem a se tornar ativistas na defesa dos interesses e preocupações coletivas, e esse podem sim, vir a se tornar tão importantes na sua causa a ponto de influenciarem decisões políticas e colaborar para que hajam mudanças cruciais de melhoria em suas comunidades.

Abaixo você pode ver o vídeo de divulgação da campanha de 2012 e nos links a seguir você pode assistir o vídeo de apresentação.
Vídeo de Lançamento da Campanha do Dia Mundial da Alimentação 2012


0 comentários:

Postar um comentário

News: Restaurant Week no Google+

, by E.Appel


           O Restaurant Week surgiu há mais de 20 anos em New York e caiu no mundo. Hoje, está presente em mais de 100 países incluindo o Brasil. A ideia é democratizar a alta gastronomia,  os restaurantes inscritos participam oferecendo menus com entrada, prato principal e sobremesa com valores bem atraentes [aqui no Brasil entre R$29,90 e R$43,90 por pessoa]. 
          No Brasil, o evento está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Espírito Santo, Curitiba, Goiânia, Salvador e Pernambuco.
          
          Essa semana tá rolando uma parceria entre o Restaurant Week e o Google+ que vai funcionar da seguinte maneira, todos os dias, entre os dias 10 e 14 de setembro, mais de 60 personalidades entre chefs e celebridades, estarão ensinando receitas, falando das suas experiências e debatendo a gastronomia de um jeito prático e interativo. Através do Google Hangouts você pode assistir ao vivo as e participar enviando suas perguntas e dando sugestões.

Ao lado do vídeo, você confere quem está participando com você!
          Essa é uma ótima oportunidade pra trocar experiências e fazer contatos, através do seu perfil no Google+. Você escolhe quais eventos irá participar, e na hora programada descobre quem serão seus "colegas de sala" à direita do vídeo [veja a imagem ao lado] podendo também interagir com eles além de se conectar, adicionando-os ao seu perfil.
           Os Hangouts em geral são rápidos e bem dinâmicos e como acontecem quase sem intervalos um recurso legal é você poder voltar na grade de programação, a hora que quiser e rever os vídeos, já que eles ficarão disponíveis no Youtube.
           A programação completa de todos os dias, com horários e participantes de cada Hangout você confere no Site Oficial do Evento.

0 comentários:

Postar um comentário

News: O mar tá pra peixe! Ministério da Pesca e Agricultura promove a IX Semana do Peixe

, by E.Appel


"Pescado. Dá água na boca e faz bem pra saúde"
           Com esse slogan não muito apelativo, o Ministério da Pesca e Agricultura promove a Semana do Peixe que já contabiliza sua nona edição e esse ano acontece do dia 3 ao dia 17 de Setembro [duas semanas, né?!], para incentivar o consumo de pescado no país.
          Vale lembrar que o peixe é uma fonte maravilhosa de ferro, minerais, proteínas completas e ômega-3, sendo este último os ácidos graxos responsáveis pela maior parte dos benefícios desse alimento que:
  • Protege a pele contra os raios UV e inflamações;
  • Ajuda na coagulação do sangue; 
  • Auxilia na redução dos triglicérides, protegendo o coração de doenças e o corpo da arteroesclerose;
  • Aumenta a velocidade dos impulsos elétricos no cérebro e a troca de informações [sinapses], ajudando a concentração, compreensão e assimilação de novos conteúdos, diminuição do stress e sintomas da depressão;
  • Influencia no controle da pressão arterial
          No site do Ministério da Pesca e Agricultura você pode enviar suas receitas à base de pescados e baixar "brindes". 
Lá também tem uma cartilha com dicas excelentes de como escolher, manipular e preparar o peixe, além de inúmeras receitas tradicionais brasileiras com o ingrediente.
Através do aplicativo para celular, você poderá acessar esse conteúdo a qualquer momento e onde estiver. Basta acessar a fan page no facebook e baixar.

  


         Bom, até agora tá tudo muito lindo e tudo muito fácil, mas e meu bolso???
         Todo mundo sabe que peixes e frutos do mar não é algo que comemos todo dia e o maior culpado disso ainda é o preço. Estamos falando sobretudo de peixes de água salgada, e os custos de transporte e manutenção desses ingredientes não é barato, por isso o preço pro consumidor final, ainda mais para nós, aqui no centro do continente, acaba não sendo atrativo. 
         Mas isso também foi pensado.
         A redução no preço dos pescados pode chegar até 30% no período da campanha em alguns tipos de peixe e todo esse trabalho têm em vista aumentar a média anual de consumo do alimento por pessoa, que hoje é em média de 9 kg/ano.
         A semana do peixe contará ainda com o apoio de redes de supermercados, mercados públicos e feiras, restaurantes e escolas. A divulgação da Semana do Peixe acontece em ações escolares, programas de TV, entre outras iniciativas ao longo dos 14 dias.

Veja o vídeo oficial da campanha:

0 comentários:

Postar um comentário

Comportamento: Vegan Food - Júlia Almeida

, by Unknown



Pegando um gancho no post anterior, decidi tirar um texto da gaveta, me apresentar e falar um pouco sobre minha experiência com veganismo.
         Sou Julia Almeida, 21 anos, moro em Brasília, estudante de gastronomia, apaixonada pelo meu trabalho e pela ARTE de cozinhar. A partir de hoje, vou estar sempre falando da Gastronomia e seus horizontes à minha maneira. Pelos meus olhos, olfato, paladar, tato e coração.
A primeira pergunta que me fazem quando ficam sabendo que eu cozinhava em um restaurante vegano é: “você é vegana ou vegetariana?” Nenhum dos dois, eu respondo. Esquisito? Não, completamente normal e interessante.
Mesmo estudando gastronomia e tendo uma visão alargada de qualquer tipo de alimentação, nós, cozinheiros onívoros, sabemos que é meio impossível pensar em cozinhar sem ter como prato principal alguma carne, não é mesmo? Ter trabalhado no Corbucci, o único restaurante e café originalmente vegano da Capital, me tornou mais versátil e mais curiosa.
Essa pode ser uma orientação pela qual seguir. Hoje, no mundo todo, existem pessoas com maior e menor poder aquisitivo que necessitam de uma alimentação livre de leite e derivados, carnes, açúcar, glúten e várias outras matérias primas. O veganismo, além de atender a ideia principal “pelo  planeta e pelos animais”, preocupa-se também com a saúde. O que torna essa alimentação fantástica, muito saudável e nos transforma em cozinheiros criativos. Hoje eu posso oferecer pra minha mãe, que é diabética, uma sobremesa completamente livre de açúcar e, sim, muitoooo gostosa. Hoje eu invento e me meto com todos os legumes, verduras, frutas, castanhas, raízes, sementes. Crio, recrio, e sempre tudo com muito sabor e texturas maravilhosas. Existem coisas que se pode fazer sem derivados de animais que a gente nem imagina!
Se tem chances de eu virar vegana? Não, certamente não. Mas respeito todos os princípios de proteção aos animais, direitos deles e tudo mais. E vou carregar sempre comigo, em qualquer lugar por onde eu passar, esses conhecimentos e essa outra forma de cozinhar.
Aproveite! Você que nunca comeu comida vegana: experimente! E se for cozinheiro: pesquise e cozinhe você mesmo.


“Pelos animais, pelo planeta, pela saúde, por novos sabores e pela criatividade”.

1 comentários:

Postar um comentário

Gadget: Não sou vegano, mas uso Vegan Shopping List para iPhone [+ promoção!]

, by Unknown


Quem gosta de verduras aí levanta a mão.
_o_ _o_ _o_ _o_ _o_ \o/ _o_ _o_ _o_
Aquele ali deve ser o Emmanuel, que é quase vegetariano.

A piadinha foi só pra descontrair, mas muita gente confunde alimentação vegana com vegetariana.
Em resumo: Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne. Veganismo é uma filosofia de vida que procura evitar exploração ou abuso dos animais, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. (vide Wikipedia 1 e 2). Têm-se até uma lista (curiosa) de empresas que não fazem testes em animais.


Se você é vegano ou vegetariano, precisa conferir o aplicativo Vegan Shopping List. Ele serve para ambas opiniões e é o mais abrangente no assunto.
O Vegan Shopping List é feito especificamente para pessoas que se sentem fortemente [abraçadas] sobre o tratamento ético dos animais - [criando] sua própria lista de compras intuitiva que reflete o seu estilo de vida saudável, fresco e ético.

Características deste aplicativo:
- Compre com confiança e eticamente
- Sistema de navegação fácil
- Adicione, remova e edite o banco de dados do produto, que inclui legumes, frutas, grãos e legumes
- Procure inúmeras categorias de produtos
- Gerencie seus próprios itens exóticos ou específicos
- Deixe comentários e notas sobre produtos específicos
- Processo fácil simplificado; não se perder no topo sobre a funcionalidade de outros aplicativos



Como se vê nas capturas de tela acima, o aplicativo é intuitivo e bem fácil de usar. Embora, até o momento, esteja apenas no idioma inglês.

Caso esteja interessado(a), o app pode ser encontrado na App Store (brasileira, inclusive) neste link. Ele custa USD 2.99 e é compatível com iPhones e iPods Touch.


Olha a promoção!
Para adquiri-lo gratuitamente descubra os "promo codes" abaixo. Troque o "?" por um NÚMERO e cole no campo "resgatar" na App Store do seu iPhone ou pelo iTunes!


?LERWY7PWFJ9     e     ?FR74HMNXMLF


Conseguiu? Por favor, deixe nos comentários para os outros leitores verem.
Não conseguiu ou não tem um iPhone/iPod Touch? Faça uma média com um amigo e mostre este artigo para ele! Clique nos ícones abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário