Comportamento: Vegan Food - Júlia Almeida
Pegando um gancho no post anterior, decidi tirar um texto da gaveta, me apresentar e falar um pouco sobre minha experiência com veganismo.
Sou Julia Almeida, 21 anos, moro em Brasília, estudante de gastronomia, apaixonada pelo meu trabalho e pela ARTE de cozinhar. A partir de hoje, vou estar sempre falando da Gastronomia e seus horizontes à minha maneira. Pelos meus olhos, olfato, paladar, tato e coração.
A primeira pergunta que me fazem quando ficam sabendo que eu cozinhava em um restaurante vegano é: “você é vegana ou vegetariana?” Nenhum dos dois, eu respondo. Esquisito? Não, completamente normal e interessante.
Mesmo estudando gastronomia e tendo uma visão alargada de qualquer tipo de alimentação, nós, cozinheiros onívoros, sabemos que é meio impossível pensar em cozinhar sem ter como prato principal alguma carne, não é mesmo? Ter trabalhado no Corbucci, o único restaurante e café originalmente vegano da Capital, me tornou mais versátil e mais curiosa.
Essa pode ser uma orientação pela qual seguir. Hoje, no mundo todo, existem pessoas com maior e menor poder aquisitivo que necessitam de uma alimentação livre de leite e derivados, carnes, açúcar, glúten e várias outras matérias primas. O veganismo, além de atender a ideia principal “pelo planeta e pelos animais”, preocupa-se também com a saúde. O que torna essa alimentação fantástica, muito saudável e nos transforma em cozinheiros criativos. Hoje eu posso oferecer pra minha mãe, que é diabética, uma sobremesa completamente livre de açúcar e, sim, muitoooo gostosa. Hoje eu invento e me meto com todos os legumes, verduras, frutas, castanhas, raízes, sementes. Crio, recrio, e sempre tudo com muito sabor e texturas maravilhosas. Existem coisas que se pode fazer sem derivados de animais que a gente nem imagina!
Se tem chances de eu virar vegana? Não, certamente não. Mas respeito todos os princípios de proteção aos animais, direitos deles e tudo mais. E vou carregar sempre comigo, em qualquer lugar por onde eu passar, esses conhecimentos e essa outra forma de cozinhar.
Aproveite! Você que nunca comeu comida vegana: experimente! E se for cozinheiro: pesquise e cozinhe você mesmo.
“Pelos animais, pelo planeta, pela saúde, por novos sabores e pela criatividade”.

Parabéns, J!. Ter esse leque de informações é muito importante em dias em que as pessoas precisam de uma alimentação saudável. Está na hora de mudar o conceito das pessoas e unir o saudável ao sabor. Eu tenho filhos alérgicos e fiquei muito curiosa em conhecer receitas veganas. Que tal nos agraciar com umas receitinhas de vez em quando? Sucesso pra você!
ResponderExcluir