News: BrFoods - A Fusão entre Sadia e Perdigão

, by E.Appel


          Aceita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) por quatro votos a um, a união das empresas Sadia e Perdigão para a criação da BRF - Brasil Foods, no último dia 13, aprova a fusão feita há mais de dois anos pelas duas companhias. A aprovação vem acompanhada de inúmeras determinações que deverão ser cumpridas a fim de promover a livre concorrência no setor.
          Dentre as determinações, a BRF se compromete a suspender grande parte dos produtos que levam a marca Perdigão, como lombo congelado, presunto, pernil e apresuntados por três anos, salames por quatro anos e lasanhas e outros pratos prontos por cinco anos, não podendo criar novas marcas para tais produtos. Além disso, marcas Wilson, Doriana, Rezende, Escolha Saudável, Fiesta, Patitas, Tekitos, Texas, Light Ellegance, Fresky, Confiança e Delicata, serão vendidas à Mafrig (empresa que responde pela marca Seara), assim como parte de seu setor produtivo.
          Na imagem abaixo, podemos ver o poderio comercial que a fusão trouxe à BRF, e outros casos onde  houve a interferência do CADE.
Fonte: Folha.com
clique para ampliar

          Se temos por um lado o capitalismo devorador -com o perdão do trocadilho- que nos deixa, como consumidores, reféns de conglomerados que fazem o que querem com o nosso bolso, temos além de órgãos que prometem visam defender o mercado, a nossa escolha de dizer não à plastificação de nossos alimentos. O que vemos em fusões como essas, é puramente o interesse comercial explorar uma necessidade básica do homem. Eu luto e vou sempre levantar a bandeira da Cozinha de Raiz, que além de usar ingredientes honestos, tem muito amor envolvido.

0 comentários:

Postar um comentário