22.10 Dia do Enólogo + Vale dos Vinhedos Ganha Título de Região com Denominação de Origem

, by E.Appel


Hoje é o dia do Enólogo!

Pessoa fundamental na produção e elaboração de um vinho, algumas vezes acaba sendo confundido com a pessoa que apenas conhece e aprecia vinhos — a este o nome mais apropriado é Enófilo [eno = vinho, filos = amigo].



Estamos falando do profissional com formação em Enologia e profundos conhecimentos na arte de compor vinhos, sendo responsável pela assemblage [mistura de vinhos], conhecimento sobre o terroir [conjunto de clima, relevo, solo e aspectos humanos de denominada região], escolha das vinhas, técnicas de plantio e colheita ideais para cada resultado esperado. Participa também dos processos de engarrafamento, rotulação, envelhecimento e comercialização dos vinhos, uma vez que fez parte de toda produção, torna-se o melhor conhecedor do produto.
      
No Brasil, o Enólogo é uma profissão regulamentada desde o ano de 2007, e existem alguns poucos cursos de especialização e aprimoramento profissional na área, e as áreas estudadas segundo a Wikipedia são:
As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologiafisiologiamatemáticaestatísticageologiabotânicamicrobiologiafísicamarketingeconomiaclimatologiaquímica, entre outras. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificaçãoviticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.
Quem se interessar mais sobre o assunto e onde fazer os cursos pode acessar o site da Associação Brasileira de Enologia [link]. Lá tem calendários de cursos, informações sobre palestras e workshops e na área de contato você pode consultar sobre os cursos de formação mais próximos.

Aproveitando que estamos falando de vinhos e que acabamos de falar em terroir, uma notícia ótima para todos nós: o Vale dos Vinhedos, na serra Gaúcha recebeu em setembro o registo de Denominação de Origem.

"Mas o que isso significa???" Eu explico! 

A Denominação de Origem [DO] é a segurança de um bem do patrimônio regional. Isso quer dizer que os vinhos produzidos nessa região recebem um selo de autenticidade quanto à procedência e o controle no processo de produção de um vinho. Isso já acontece na Europa há muito tempo, e é o que garante que um Champagne seja realmente um Champagne, por ser produzido na região da França de mesmo nome e através de técnicas exclusivas que só os produtores dessa região podem comercializar a bebida com este nome. O mesmo acontece com o Jerez, o Vinho do Porto e o Prosecco. 

A região é a primeira no país a receber o título. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos [Aprovale] é composta por 13 adegas associadas localizadas nas cidades de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.

0 comentários:

Postar um comentário