Viajando Pelo Brasil - Bahia [Final]

, by E.Appel

Este é o último post sobre a Bahia, o primeiro estado escolhido para inaugurar a série sobre a Cozinha do nosso País. Como vimos nos outros posts [Parte I, Parte II, Parte III], a cozinha baiana é rica em tradições e crenças, e permeia a música, a literatura e o cinema desse povo. 


Dona Flor e Gabriela, musas de Jorge Amado desenvolvem suas vidas dentro da cozinha, uma como professora de culinária, a outra é pelo estômago que conquista seu grande amor; já Dorival Caymmi, consegue transformar em notas musicais o seu Vatapá, pra quem o faça quem quiser.

A cozinha da Bahia é realmente uma celebração, e como é da natureza do ser-humano celebramos com alegria! Com açúcar!

Minha maior dificuldade foi escolher UMA sobremesa dentre tantas delícias que a Bahia tem. Selecionei as minhas 3 favoritas e escolhi a mais diferente entre elas. Portanto a receita de hoje, não é tão tradicional, mas com certeza tem toda a atmosfera e baianidade que lhe cabe.

PUDIM DE TAPIOCA

Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 60 minutos
Dificuldade: 


PUDIM DE TAPIOCA:
- 1l. de leite
- 120ml (1/2 xícara) de leite de coco
- 100g (1/2 xícara) de coco ralado
- 200g (1 e 1/2 xícara) de farinha de tapioca
- 3 ovos
- 75g (1/4 xícara) de manteiga derretida
- 1 e 1/2 lata de leite condensado


CALDA DE CARAMELO:
- 200G (1 xícara) açúcar cristal
- 120ml (1/2 xícara) água

- 120ml (1/2 xícara) suco de laranja (ou de sua preferencia, um licor de cacau ou café vai muito bem) 

MODO DE PREPARO:
Em uma travessa funda mistura o coco ralado, o leite e o leite de coco. Aos poucos junte a farinha de tapioca e mexa bem.

No copo do liquidificador junte a manteiga, os ovos e o leite condensado. Bata bem, e misture esse líquido na travessa onde está a farinha de tapioca com os outros ingredientes mexendo para deixar a mistura uniforme.

Nesse momento você pode optar por assar em uma forma grande ou em forminhas individuais, em qualquer um dos casos você deve untar a forma com manteiga e polvilhar açúcar refinado. Asse em banho-maria, no forno médio-baixo [180º C] por cerca de 1 hora para as forminhas individuais e 1 hora e 25 minutos a para forma grande. Aqui também vale o o velho truque de espetar o palito. Se sair limpo, está pronto! Retire do forno, deixe esfriar e coloque na geladeira por 2 horas antes de desenformar.

Para fazer a calda, leve o açúcar no fogo alto mexendo bem para que derreta por igual e forme o caramelo. Junte a água [com muito cuidado] e quando tudo derreter, então despeje o suco ou a bebida escolhida e mexa bem. Deixe apurar no fogo até formar uma calda grossa. Retire do fogo e espere a calda esfriar antes de colocar sobre o pudim gelado.

0 comentários:

Postar um comentário